COMPARAÇÃO DA CAPACIDADE DE TRIAGEM DOS MÉTODOS AUTO RELATADO, POR VIDEOCONFERÊNCIA E PRESENCIAL EM SUJEITOS COM TENDINOPATIA PATELAR
Resumen
INTRODUÇÃO: Durante a pandemia do Novo Coronavirus o COFFITO regulamentou o serviço de teleconsulta. Por ser um método novo de avaliação é necessário compreender sua capacidade de triagem dos pacientes. OBJETIVOS: Comparar a capacidade de triagem dos métodos auto relatado, por videoconferência e presencial em sujeitos com tendinopatia patelar (TP). MÉTODOS: Foram recrutados nas redes sociais sujeitos com dor no joelho. Foram realizadas três etapas de triagem para verificar a adequação aos critérios de elegibilidade de uma pesquisa em tendinopatia patelar, que era o desfecho principal. A primeira triagem (F1) foi realizada através de formulário on-line, que selecionou quem relatou sentir dor maior que 3 na escala visual analógica (EVA) no TP, que sentia dor no TP ao realizar agachamento unipodal (AU), que nunca fez cirurgia no joelho sintomático e que pontuou mais que 81 no VISA-P. A segunda triagem (F2) foi realizada por videoconferência, que selecionou quem apontou o TP indicando a queixa álgica e, ao realizar AU, teve percepção subjetiva de dor (PSD) maior que 3 na EVA, além de relatar histórico de dor compatível com tendinopatia. A terceira triagem (F3) foi realizada de forma presencial. O avaliador verificou se houve dor ao palpar o TP, se após 10 AU a PSD foi maior que 3 e se pontuação do VISA-P foi maior que 81. Para a descrever os dados foram utilizadas medidas de frequência simples e relativa. RESULTADO: Participaram da F1 501 sujeitos. Foram selecionados para a F2 68 indivíduos para a F3, nove sujeitos (13,2% dos selecionados na F1). Foram incluídos na pesquisa seis sujeitos (66,7% dos selecionados na F2). Dos participantes da F2, 8,8% se encaixaram nos critérios de elegibilidade na avaliação presencial. CONCLUSÃO: Dos 68 sujeitos que relataram ter os sintomas referentes a TP, apenas 13,2% apresentaram os sintomas durante a videoconferência e 8,8% apresentaram os sintomas em avaliação presencial, sendo assim incluídos na pesquisa de tendinopatia patelar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.