EDUCAÇÃO PÚBLICA GERADORA DE RIQUEZA: COMPROVAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE COMO TRABALHO NA CONCEPÇÃO MARXIANA-LUKCASCIANA
Resumen
Tomando o conceito de trabalho em Marx e em Lukács, muito ainda se discute sobre a relação entre as suas concepções de trabalho e a atividade docente, considerando-se por vezes que o professor não trabalha e, portanto, não é gerador de riqueza. Quando se trata do professor que atua no setor privado as discussões podem chegar a desfechos razoáveis. O mesmo acontece com os professores que atuam como autonômos, por exemplo. Mas quando o docente está situado na esfera pública os debates se tornam demasiado acalorados, apesar de existirem passagens explícitas que são determinantes para conclusões corretas. Porém, todos os argumentos e citações que comprovam que, segundo as teorias de Marx e de Lukács, os professores exercem trabalho parecem não serem suficientes para convencer daquilo que está teoricamente posto. Diante disso, traçamos como objetivo desse trabalho demonstrar por uma via alternativa que a educação pública é geradora de riqueza e o professor como personagem que está mais intimamente ligado à educação também se torna agente gerador de riqueza, se encaixando como trabalhador de acordo com a teoria marxiana. Para tanto, buscamos informações em instituições de respaldo como a OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada). A OECD afirma que os países investem em educação com o objetivo de promover, entre outras coisas, o crescimento econômico. Já o Ipea vai além, pois afirma por meio de dados que os investimentos em educação pública geram maior retorno financeiro que setores como construção civil e exportação de commodities agrícolas e extrativas. Concluímos que sendo a profissão docente geradora de riqueza ela acaba por servir à autovalorização do capital, pois contribui para o crescimento econômico nacional. Assim, os professores se encaixam na definição de trabalho preconizada por Marx e Lukács. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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