ENTRE IMAGENS E HASHTAGS: REPRESENTAÇÃO E IDENTIDADE DE MULHERES NEGRAS NOS POSTS DA PÁGINA PROFISSIONAIS NEGROS DO CEARÁ DO INSTAGRAM

Autores/as

  • Luizete Vicente da Silva
  • Marcia Vidal Nunes

Resumen

O presente resumo tem o intuito de oferecer reflexões sobre a pesquisa, em andamento, sobre a representação e a identidade da população negra, e, em especial, das mulheres negras, da página Profissionais Negros do Ceará no Instagram. O projeto realiza um recorte de gênero e raça que tenta compreender como essa rede cruza textos e imagens, com outras ferramentas da plataforma como as hashtags, curtidas e comentários, elaboradas pelas fundadoras da página, para formular uma representação desses sujeitos sociais. Nesta pesquisa qualitativa, temos por inspiração metodológica a técnica de pesquisa denominada etnografia virtual para observar como ocorre a construção deste mosaico digital de identidades e suas representações. Para isso, fizemos o recorte temporal de 1 (um) ano, a contar de janeiro à dezembro de 2020, onde realizamos entrevistas com as fundadoras e com as mulheres divulgadas, observação do campo e tendo por referencial teórico as leituras de Bell Hooks (2019), Stuart Hall (2014), Djamila Ribeiro (2017), Beatriz Polivanov (2013), dentre outros. Entendendo que vamos costurando uma colcha de retalhos das identificações de gênero, raça, classe, orientação sexual, religião, dentre outras diferenças, através da relação com meio social, cultural, histórico que se entrelaçam no espaço/tempo buscamos, dentre os apontamentos possíveis, investigar se as interlocutoras se percebem ou não representadas, ao serem apresentadas suas atividades e serviços prestados remunerados, por meio da mídia social, e perceber se ocorre a afirmação de uma identidade nas redes onde elas (re) criam uma relação de pertencimento com a pauta de gênero e raça.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação