FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS GERADAS POR AVALIAÇÕES FORMATIVAS COM APOIO DE SUPORTE TECNOLÓGICO

Autores/as

  • Rodolfo Sena da Penha
  • Carlos Alves de Almeida Neto
  • Jorge Herbert Soares de Lira
  • Maria José Costa dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumen

O ponto de fulcro desse estudo é o professor como referência da profissão docente. Objetiva-se apresentar reflexões sobre a formação continuada de professores de matemática sob a perspectiva do currículo e da avaliação à luz de evidências geradas por avaliações formativas com apoio de suporte tecnológico. Fundamenta-se nas ideias de alguns teóricos como Bernstein(1986), Shulman(1986), Young(2016), Santos e Ortigão(2018). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de análise bibliográfica sobre as temáticas: I) Currículo – minimamente quando se realiza escolhas de unidades curriculares apropriadas a etapa de ensino, que proporcione aprendizagem aos alunos, levando em consideração o meio em que ele está inserido; II) Avaliação - O termo "avaliar" não está relacionado a uma nota ou conceito, mas a partir dela, ter subsídios para uma retroalimentação do trabalho pedagógico; e, III) Formação continuada – Imediatamente pensada durante os processos da avaliação, traz elementos advindos das lacunas de aprendizagem expostas nas avaliações formativas que os alunos realizam. As análises mostraram que é necessário olhar para o próprio conhecimento e analisar como este pode ser conquistado pelos alunos, tornando-se poderoso para eles, em termos de como eles irão ver, interpretar e possivelmente transformar o mundo. Para tanto, a avaliação, que ainda é um grande desafio para os docentes, devem visar a aprendizagem oferecendo oportunidades para os alunos demonstrarem seus conhecimentos e evidenciarem seus problemas de aprendizagem. Conclui-se com essas reflexões a importância do professor como pesquisador, pois ele sentirá a necessidade de estudar e compreender melhor seu campo de trabalho, fará avaliações pensando no aprendiz, e, se apropriará das evidências geradas, visando o processo avaliativo. Considera-se essas reflexões fundamentais para uma aprendizagem mais significativa, a partir do fortalecimento da integração do currículo, avaliação e formação continuada.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação