GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DO SOFTWARE LUZ DO SABER
Resumen
O ensino de línguas tem passado por importantes reflexões e transformações nas últimas décadas, com isso, novas e importantes estratégias metodológicas vêm sendo estudadas para serem implementadas em salas de aula. Dentre elas, a gamificação tem sido uma estratégia bastante proeminente no âmbito educacional e em diversos outros campos como o marketing, tecnologia da informação, dentre outras. Entendemos nesta pesquisa o conceito de gamificação a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos, podendo ser adotada em práticas digitais e analógicas. Em nossa pesquisa investigaremos o uso da gamificação no ensino de língua portuguesa do software “Luz do saber” e pretendemos definir quais elementos da gamificação poderiam apoiar a promoção da apreensão de habilidades necessárias para desenvolvimento diferentes práticas de leitura e escrita. Analisando com isso o potencial das estratégias de gamificação no software Luz do saber relacionadas às práticas de linguagem e ensino de língua. Como produto de nossa investigação pretendemos analisar de que forma a gamificação pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa no software Luz do saber e quais elementos, se inseridos no software, podem promover a apreensão das habilidades necessárias para desenvolvimento diferentes práticas de leitura e escrita e com isso observar qual o potencial das estratégias de gamificação no software Luz do saber relacionadas às práticas de linguagem e ensino de língua.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.