JOVENS DO ENSINO MÉDIO, QUEM SÃO ELES?: UMA ANÁLISE ACERCA DE SUAS REDES DE SOCIABILIDADES, REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS
Resumen
O presente trabalho constitui parte do projeto de doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa, que conta com o financiamento da CAPES, tem por viés pensar o jovem do ensino médio enquanto “sujeito social”, ou seja, o estudante de “carne e osso”, perpassado sobretudo por emoções, conflitos, representações e práticas sociais. Se concentrando nas áreas de uma Sociologia das Juventudes, da Educação e da Família, o estudo de caráter quali/quantitativo, objetiva lançar um olhar através das redes de sociabilidades, grupos de pertencimento e construções identitárias; conflitos intergeracionais, dentro e fora da escola; relações familiares com o processo do ensino-aprendizagem; e as expectativas destes jovens quanto ao futuro. Dentre as técnicas adotadas, conta-se com observação participante, diário de campo, entrevistas, grupos focais, aplicação de questionários, registros fotográficos etc. Pierre Bourdieu e Norbert Elias são os dois autores do campo da Sociologia que têm contribuído para a linha de raciocínio e reflexão do presente estudo. Como a pesquisa encontra-se em andamento, pouco pode ser dito sobre resultados mais objetivos, porém, o que se percebeu até o momento foi: altos quadros de depressão entre alunos; o preconceito e o bullying como fenômenos muito mais presentes do que se esperava dentro dos muros escolares, perpassando os mais diferentes sujeitos; o suicídio pensado como forma de saída do sofrimento vivido ou diante do estado de vida ao qual se encontram; elevados índices de infrequência escolar e abandono; conflitos com a fase da puberdade; relações conflituosas dentro da sala de aula entre alunos e professores; ausência da família no seu compromisso com o processo de ensino-aprendizagem junto à escola; e falta de interesse de grande parte desses estudantes tanto pelo próprio estudo, quanto em relação às expectativas de vida e a problemáticas atuais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.