O COMPROMISSO ÉTICO EM SARTRE E A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
A sociedade brasileira atual tem exigido cada vez mais o debate em torno da ética. Questões tais como honestidade e justiça são sempre latentes. As ações das pessoas são cotidianamente postas em questão, visto que o país lida com problemas relativos à violência, à corrupção e à ausência de humanidade para com o outro. Tais questões são especialmente preocupantes quando se trata dos estudantes da educação básica, especialmente do ensino fundamental, que durante a vida escolar são instados a aprender e vivenciar os valores morais e sociais de uma forma padronizada, o que os impede de refletirem sobre a sua existência no mundo e as suas próprias ações. Nesse Sentido, impõe-se a questão da responsabilidade e do compromisso ético. Para o filósofo Jean-Paul Sartre, os seres humanos se relacionam de forma compromissada, sem intermédios e determinações, são seres de reciprocidade. Essa reciprocidade remete ao compromisso ético, que não pode ser intermediado. Portanto, a alteridade em Sartre é eminentemente ética. Tomando essas considerações, o objetivo deste trabalho é investigar se no ensino de filosofia no nível fundamental o pensamento de Sartre relativo às concepções de liberdade e responsabilidade, pode proporcionar elementos de reflexão dos jovens em torno das suas escolhas ao ponto de levá-los a ações autônomas e éticas. Utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, com coleta de dados de forma quantitativa e qualitativa e o método dialético para debater e construir sínteses sobre as questões abordadas. Como resultado parcial da pesquisa conclui-se que os conhecimentos envolvendo os conceitos de liberdade e responsabilidade, propostos por Sartre, podem tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos de forma a fazê-los refletir acerca das suas próprias ações, tendo em vista um clima de reciprocidade e de engajamento. Agradecemos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Mestrado profissional em Filosofia, núcleo UFC.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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