O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA NO JORNAL FOLHA ACESSIBILIDADE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA
Resumen
A deficiência tem sido um tema amplamente abordado nas últimas décadas, sobretudo a partir do fenômeno social da inclusão e da elaboração de legislações específicas para esse público. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar como o conceito de deficiência foi construído discursivamente no Jornal Folha Acessibilidade, produzido no contexto da Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui. Justifica-se pelo entendimento de que é necessário compreender como a linguagem atua, através de sua materialização em textos, na (re)organização do processo social de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior. Para tanto, está fundamentado teoricamente na Análise de Discurso Crítica (ADC) e na Linguística Sistêmico-Funcional. Essas abordagens linguísticas possibilitam realizar uma análise situada dos textos, levando em consideração o contexto em que foram produzidos, bem como as ideologias, crenças e valores que os moldam. O corpus foi da primeira e da última edição do Jornal Folha Acessibilidade, publicadas nos anos de 2014 e 2018. O procedimento analítico se deu mediante a Análise de Discurso Textualmente Orientada, técnica ligada à ADC que une a analise linguística ao aspecto social. Os resultados mostram a prevalência da estrutura temática, em orações imperativas que figuram um fenômeno material. Além disso, questões de identidade e preconceitos históricos são desveladas pela linguagem. É possível concluir que através do Jornal Folha Acessibilidade, a Secretaria de Acessibilidade tem possibilitado uma agenciação transformadora no contexto da UFC, de modo que a realidade social da deficiência é construída mediante estratégias discursivas de desmistificação da pessoa com deficiência, da agenciação identitária e da derrubada de preconceitos velados e constituídos pela linguagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.