O ENSINAR FILOSOFIA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS EMANCIPADORAS: A CRIAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EMANCIPAR DA E.E.E.M DIONE MARIA BEZERRA PESSOA NA CIDADE DE PACAJUS-CE.
Resumen
A pesquisa em desenvolvimento tem o objetivo de propor uma metodologia nas aulas de filosofia no ensino médio, no contra turno, por meio de atividades educativas emancipadoras, trabalho feito a partir de um grupo focal, tendo como referencial teórico o pensamento do filósofo Theodor Adorno, principalmente em relação às concepções de filosofia, autonomia e de emancipação. O ensino de filosofia no nível médio é uma atividade que está pautada no pensar filosófico, visando a uma maior liberdade de expressão, elevando o nível de conhecimento e, consequentemente, dando autonomia aos alunos. Nesse processo de ensino, o fazer filosofia em sala de aula é uma tarefa cuja execução poderá contribuir para o desenvolvimento educacional, posto que o trabalho docente deve dirigir-se para uma educação livre das amarras do senso comum e da lógica capitalista. Essa preocupação é algo que deve ser repensando entre os educadores, haja vista que essa prática no capitalismo dificulta uma ação concreta das atividades educativas emancipadoras, sendo um desafio frente ao que é proposto pelo capital como forma de dominação e controle. Nesse enfrentamento apontamos como uma das saídas a aplicação de atividades educativas emancipadoras nas aulas de filosofia, um instrumento de suma importância no processo de valorização da educação pública, mostrando que a educação escolar é necessária e imprescindível à existência humana. Em nossas conclusões parciais podemos afirmar que o ensino de filosofia atua na universalização subjetiva dos conhecimentos, de forma a fornecer à reflexão filosófica aos problemas humanos, autonomia aos alunos e a prática de atividades educativas emancipadoras. Isso nos faz perceber o quanto a filosofia é capaz de mediar e dar continuidade ao desenvolvimento do ser humano em sociedade por meio do processo educativo.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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