PERÍODO E REGIÕES BRASILEIRAS COM MAIOR OCORRÊNCIA DE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Resumen
A mecanização das lavouras já é uma realidade em todos os municípios brasileiros, no entanto, os acidentes envolvendo máquinas agrícolas só têm aumentando, ocorrendo tanto em propriedades rurais como em cidades, estradas e rodovias. A ocorrência de acidentes com máquinas agrícolas geram dados preocupantes e que precisam ser estudados, pois, quase sempre envolvem um número elevado de pessoas com ferimentos graves ou que são levadas a óbito, justificando a necessidade de estudá-los e buscar alternativas de evitá-los ou minimizar seus danos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o período de maior ocorrência de acidentes nas diferentes regiões brasileiras. Os dados foram coletados de uma base de dados do LIMA (Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas), com informações oriundas de notícias de acidentes com tratores em todo o território brasileiro no período de 2013 a 2020. As notícias de acidentes foram classificadas de acordo com o período de ocorrência: Madrugada (00:00 às 05:59), manhã (06:00 às 11:59); tarde (12:00 às 17:59) e noite (18:00 às 23:59) e sua região (região Sul; Região Sudeste; Região Centro Oeste; Região Nordeste e Região Norte). Os dados foram tabulados e estudados graficamente em planilhas de Excel, obtendo-se os gráficos dos períodos do dia e das regiões de maiores ocorrências de acidentes. Ao todo foram avaliados 1514 dados de acidentes ocorridos em propriedades rurais e rodovias em território brasileiro. Os períodos do dia com maior número de acidentes foram os da manhã e tarde, sendo a região Sul do Brasil a que apresentou um maior número de ocorrência de acidentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.