QUEM SÃO AS CRIANÇAS DO 5š ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA?

Autores/as

  • Juliana Silva Santana
  • Francisca Geny Lustosa

Resumen

Esse texto socializa dados parciais de pesquisa doutorado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), com fomento da CAPES, que intenciona conhecer mais amplamente "quem são as crianças denominadas com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, e que estão cursando o 5º ano, nas escolas da rede municipal de Fortaleza" - qual/quais sua(s) características? Como são descritas por seus professores e pela Secretaria Municipal de Educação (SME)? A pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem colaborativa, até o presente momento, desenvolveu sua primeira etapa, que constou dos procedimentos, a saber: i. levantamento de dados junto à SME do em relação ao quantitativo de estudantes cadastrados no sistema que apresentam "dificuldades na aprendizagem" (a partir das informações recebidas das escolas); ii. aplicação de questionário online junto aos professores(as) da rede de ensino que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Os resultados preliminares revelam que, de acordo com os dados da SME, as crianças consideradas com dificuldades na leitura e escrita são "aquelas que têm diagnósticos clínicos de transtornos específicos das habilidades escolares, dislexia, TDAH, dislalia e disortografia" - totalizam 92 crianças. Por seu turno, na compreensão dos 36 professores respondentes ao questionário online, o número de estudantes com dificuldades, em suas respectivas turmas, supera esse quantitativo - ampliando para 205 estudantes indicados. Para os professores esses estudantes "são aqueles que chegam ao 5º ano lendo e escrevendo, mas, com pouca fluência, com dificuldade na interpretação textual e produção de textos, que não conhecem todo o alfabeto, além de aqueles que apresentam problemas socioemocionais e transtornos na aprendizagem". Os dados já coletados evidenciam o necessário aprofundamento na questão, sobretudo, para conhecer esses alunos e suas necessidades de aprendizage

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação