REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE

Autores/as

  • MarÍlia Lopes Pernambuco
  • Ingrid da Silva Mendonça
  • Felipe Batista da Silva
  • Monica Cardoso Facanha

Resumen

Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi criada com a finalidade de produzir mudanças na gestão, formação, modificando os processos de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a integração dos processos de desenvolvimento de pessoas. A educação permanente é um recurso para a qualificação dos profissionais da área da saúde, com vistas à melhoria da qualidade da assistência prestada à comunidade. Objetivo: Contribuir para a integração dos profissionais de saúde nas atividades do Plano Nacional de Educação Permanente, entendendo as repercussões que as práticas profissionais apresentam, considerando, prioritariamente, os problemas cotidianos referentes à Atenção Básica de Saúde, além de destacar a educação permanente como estratégia para a identificação precoce de sintomáticos respiratórios com provável prognóstico de tuberculose. Metodologia: Trata-se de um estudo realizado através de análise documental, embasado em revisões bibliográficas, nacionais, de especialistas no tema. Resultados: A educação permanente mostrou - se relevante para a detecção precoce de casos novos de tuberculose, além de contribuir para a organização, planejamento e implementação de assistência à população. Fica evidente a necessidade de mobilizar o maior envolvimento dos gestores nas discussões relativas a Educação Permanente em Saúde, fortalecendo a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde para a transformação das práticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho. A PNEP precisa ser fortalecida, sendo necessário efetivar um processo avaliativo sobre a PNEPS, a fim de analisar como estão sendo trabalhadas as necessidades locais de EPS e formação para o SUS. Agradecimentos: O trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil – Código de Financiamento 001.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação