RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA ENTRE ISOLADOS DE LISTERIA MONOCYTOGENES EM ALIMENTOS – REVISÃO DE LITERATURA
Resumen
Listeriose é uma enfermidade causada por Listeria monocytogenes, que possui grande importância na saúde humana e na economia. Essa bactéria representa um risco para a indústria de alimentos, devido à sua capacidade de resistir a condições ambientais adversas, podendo se multiplicar em baixa temperatura, baixo pH e alto teor de sal. Além disso, a infecção pode causar sepse, meningite, meningoencefalite e abortos. O tratamento com antibióticos costuma ser necessário para o controle da infecção, porém a maioria das cepas de L. monocytogenes exibe resistência intrínseca a diversos antibióticos. Recentemente, a resistência aos antibióticos entre isolados de alimentos aumentou, sendo necessário monitorar o perfil de sensibilidade antimicrobiana desse patógeno e a emergência de cepas multirresistentes. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre resistência antimicrobiana entre isolados de L. monocytogenes em produtos alimentícios. Para tanto, foram pesquisados os termos L. monocytogenes, resistência antimicrobiana, produtos alimentares na plataforma PubMed - NCBI, sem restrição de datas. Nos trabalhos analisados, a prevalência do isolamento desse patógeno em diferentes produtos alimentícios variou de 1,7 a 38%, as maiores taxas foram encontradas em carcaças de frango (38%), frutos do mar (32,7%) e produto lácteos (24,8%). Em relação a resistência aos antibióticos, os isolados de frangos foram resistentes a tilmicosina, tetraciclina, ácido nalidíxico, clidamicina e cloranfenicol. Enquanto, os isolados em frutos do mar foram 100%, 78,4%, 75,7% e 73,0% resistentes a ácido nalidíxico, estreptomicina, gentamicina e canamicina, respectivamente. Entre os isolados de produtos lácteos a resistência foi observada principalmente em antibióticos das classes de tetraciclinas, lincosamidas e fenicóis. Portanto, mais estudos são necessários para investigar a relação entre a fonte do patógeno e a resistência a antibióticos em L. monocytogenes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.