SONHOS VERDES: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ADOÇÃO DE PRAÇAS E ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Resumen
O estudo trata da avaliação do Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes (PRAPAV) do município de Fortaleza. Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do município, o PRAPAV desde 2014 vem buscando através de parcerias entre a comunidade e o poder público municipal auxilio na urbanização e manutenção das praças públicas, parques, canteiros e jardins, bem como a sensibilização dos munícipes, no sentido de desenvolver hábitos preservacionistas. Diante do objetivo principal nos questionamos como se apresentam os interesses de atores sociais envolvidos no Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes. Para a realização do objetivo principal do estudo, de avaliar o Programa em questão, através da Avaliação de Quarta Geração fundamentamos a pesquisa: na análise do planejamento urbano na construção das políticas urbanas no Brasil e no município de Fortaleza; na apresentação dos marcos legais e os instrumentos das políticas urbanas no Brasil que incentivaram a construção do Programa e análise dos dados e mapas do Programa através das territorialidades do município de Fortaleza. Por meio do conteúdo presente nas entrevistas realizadas com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o adotante e os usuários da Praça Martins Dourado levantamos os interesses dos entrevistados e realizamos o Relatório de Avaliação. Concluímos que o Programa representa um ganho para a promoção dos espaços de convívio e lazer na promoção do bem-estar e cidades mais acessíveis. Contudo, apontamos que a Prefeitura necessita criar mecanismos de monitoramento e controle dos serviços prestados pelos adotantes e possibilitar meios mais democráticos para a participação da população no Programa na busca pela melhoria da qualidade do serviço prestado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.