TECENDO REDES CONECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM FOCO NO ENSINO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores/as

  • Antonio Marcelo AraÚjo Bezerra
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumen

A matemática considerada como objeto admirável para alguns também não deixa de ser um campo odiado por muitos que se veem na condição de vivenciá-la nos bancos escolares. Ao tratar do ensino do pensamento algébrico partirmos dos trabalhos de Borralho (2009) no que envolve o entendimento deste pensamento, porém, ainda são poucos os que abordam diretamente a formação continuada de professores no ensino do pensamento algébrico (RODRIGUES e PIRES, 2017). Assim, estas dificuldades surgem da difícil relação entre a matemática da vida e a matemática escolar a partir do vínculo professor e aluno (TOMÁZ, 1999). Dito isto, objetivamos apresentar a formação matemática do pedagogo, especificamente no que envolve o pensamento algébrico, com foco nos conteúdos matemáticos que compõem a unidade temática álgebra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de um grupo focal. A metodologia utilizada envolve uma pesquisa participativa, de natureza qualitativa e interpretativa a partir da observação de grupos focais formados por professores da rede pública de ensino, utilizando-se da análise do diário de bordo, fontes bibliográficas e experimental. Partimos da seguinte questão: Frente as obrigações habituais que o currículo coloca e a escassez de estudos voltados à formação de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico, quais práticas podem ser construídas em processos de formação continuada na certeza que melhores aprendizagens sejam mediadas? Este trabalho está em fase de desenvolvimento, assim, como resultados parciais entendemos que a formação continuada deve se estender para além da inserção e consolidação dos conhecimentos específicos adquiridos na formação inicial. Concluídas todas as etapas desta pesquisa esperamos que seus resultados possam contribuir com a reflexão e elaboração de políticas de formação continuada de professores no que envolve uma nova perspectiva de formação para o professor que mediará o pensamento algébrico com seus alunos.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação