UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE A MICROBIOTA INTESTINAL E SUA CORRELAÇÃO COM A GRAVIDADE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumen
INTRODUÇÃO: De acordo com DSM-V, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pelo comprometimento de três áreas específicas do neurodesenvolvimento: déficits de habilidades sociais; déficits de habilidades comunicativas e presença de comportamentos padronizados, interesses e/ou atividades restritas, repetitivas e estereotipadas. Além da apresentação desses comportamentos, estudos mostram que anormalidades no microbioma intestinal tem desempenhado um papel crucial correlacionado com a gravidade do transtorno. OBJETIVOS: O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre microbiota intestinal e sua correlação com a gravidade do TEA, a fim de relatar as evidências científicas disponíveis sobre o assunto TEA e microbiota ao longo dos 10 anos. METODOLOGIA: Esse estudo é uma revisão sistemática que utilizou os bancos de dados Wiley online library, PubMed, Scielo e Science direct, no qual foram selecionados estudos publicados no ano de 2010 a 2020 e somente artigos de pesquisa, foram excluídos artigos de revisão, livros e manuscritos de hipóteses médica. As palavras-chaves utilizadas foram “Gut Microbiota and Autism”, “Gut and Autism”, “Microbiota and Autism”. RESULTADOS: A busca resultou em um total de 829 artigos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 35 artigos foram selecionados, e 22 foram analisados. As análises das microbiotas relatam que pacientes com TEA possuem uma abundancia elevada de Erysipelotrichales, Desulfovibrio, Streptococcus, Clostridium perfringens, Eisenbergiella tayi e baixa abundancia de Bifidobacterium, Bacteroidetes, Firmicutes, Lactobacillaceae. O transplante fecal possui boa eficácia para o alivio de sintomas gastrointestinais e consequentemente com a diminuição da gravidade TEA, diferentemente da utilização de probióticos. CONCLUSÃO: Ainda não está claro quais microrganismos contribuem principalmente para a gravidade TEA, são necessários mais estudos para esclarecer as correlações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.