A GESTÃO PÚBLICA E O PERFIL DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE DESIGN DA UFC
Resumen
A evasão no ensino superior brasileiro caracteriza-se como um fenômeno que permeia a realidade tanto de instituições de ensino superior públicas quanto de privadas e é influenciada por múltiplos fatores. Por representar perdas para alunos, entidades educacionais e sociedade em geral, a evasão é tida como uma problemática que pode e deve ser trabalhada a nível de Gestão Pública com vistas ao seu combate e prevenção. Este estudo, de cunho descritivo, quantitativo e retrospectivo, objetivou analisar o perfil da evasão acadêmica no curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) ocorrida entre os anos de 2012 e 2017 com base em pesquisa documental realizada a partir de relatórios internos e histórico escolar dos discentes evadidos. Como resultados, verificou-se que houve uma tendência ao incremento do processo evasivo na maior parte do período analisado; e que predominou, entre a população de evadidos, indivíduos de sexo feminino, naturais e domiciliados na cidade de Fortaleza, com média de idade de 22,61 anos, ingressos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Além disso, a maioria das evasões se deram no primeiro ano de curso e foram ocasionadas por abandono. Concluiu-se, assim, que é necessária, para um melhor entendimento do problema, a realização de pesquisas qualitativas que visem à investigação mais aprofundada de outros intervenientes do processo evasivo; e que é primordial a atuação da Gestão Pública no que diz respeito à elaboração e instituição de ações de contenção da evasão discente no curso de Design da UFC por meio da implementação de políticas organizacionais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Alves dos Santos, E., & Venancio da Silva, M. (2021). A GESTÃO PÚBLICA E O PERFIL DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE DESIGN DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 6(16), 5426. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73040
Número
Sección
III Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnicos-Administrativos da UFC
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.