A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EEMTI ROMEU DE CASTRO MENEZES SOBRE AS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumen
O Novo Ensino Médio é uma reforma curricular desta etapa da educação básica que altera os projetos políticos pedagógicos das escolas com a divisão dos conhecimentos em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF). Com esta mudança, os estudantes terão que optar, entre os itinerários disponíveis, qual área de conhecimento vão aprofundar durante o ensino médio e seguir em seu projeto de futuro. Portanto, esta pesquisa procurou analisar a percepção dos estudantes de uma escola em tempo integral sobre as mudanças decorrentes do Novo Ensino Médio. A metodologia empregada foi a aplicação de um questionário on-line, por meio da Plataforma Google Formulários, com estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Romeu de Castro Menezes, situada em Caucaia, Ceará. A divulgação do formulário ocorreu durante as aulas de Sociologia no mês de agosto de 2021 e as questões abordaram as preferências dos jovens em relação às áreas de conhecimentos, a percepção de ter que fazer a escolha por um itinerário formativo, as informações sobre o ingresso na universidade e a visão sobre disciplinas que ajudam no projeto de futuro. Os resultados obtidos a partir da participação de 88 estudantes mostraram que a Formação Técnica Profissional, se implementada, teria uma boa recepção entre eles. Os entrevistados veem como benéfico decidir sua profissão ainda no ensino médio, por sua vez, 65,9% deles não se consideram bem informados sobre o ingresso na universidade. Na parte diversificada do currículo, o Projeto Professor Diretor de Turma é considerado o componente que mais tem contribuído para dar sentido à vida dos estudantes, planejar o futuro e tomar decisões. Concluímos que a escola precisa realizar mais ações que promova informações sobre como ingressar na universidade, bem como discussões sobre mercado de trabalho e escolha profissional.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Sofia Cabral Costa, G., Eufrásio Rocha, S., & Willams Ribeiro Lopes, F. (2021). A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA EEMTI ROMEU DE CASTRO MENEZES SOBRE AS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(15), 5415. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73077
Número
Sección
V Encontro de Iniciação Científica - Ensino Médio
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