A CATEGORIA ASPECTO EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: RETRATOS FALADOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA FORMAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO.

Autores/as

  • Victoria MagalhÃes Maia Antunes
  • Sandra Maia Farias Vasconcelos

Resumen

O projeto a ser desenvolvido tem como objetivo principal identificar de que maneira o estudo da categoria aspecto verbal permite a compreensão da formação acadêmica em narrações de jovens universitários de licenciatura, futuros professores, durante o tempo de isolamento social, considerando os valores pessoais e temporais, dentro de conteúdos semânticos diversificados: momentâneo ~ duradouro; concluso ~ inconcluso; único ~ repetitivo; estático ~ processual; incipiente ~ terminal. Para tanto, serão organizadas séries de entrevistas narrativas, partindo da metodologia de narrativas pessoais. O público alvo para a formação do corpus são estudantes universitários da licenciatura, com idades entre 18 e 24 anos. Pretendemos analisar a categoria aspecto na construção dos retratos falados nos textos coletados, considerando os valores pessoais e temporais, à luz dos estudos de Travaglia, Cohen e outros teóricos que ainda poderemos explorar durante o desenvolvimento da pesquisa. Sendo esse um assunto pouco explorado no âmbito da pesquisa linguística, a categoria do aspecto verbal se destaca duplamente neste projeto: em novidade e em relevância. Em novidade por ligar o estudo das narrativas de vida e das narratividades com o estudo dos verbos; e em relevância por acrescentar ao estudo do aspecto verbal um elemento a mais que lhe dê saliência como um assunto da linguística, da semântica e do discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

MagalhÃes Maia Antunes, V., & Maia Farias Vasconcelos, S. (2021). A CATEGORIA ASPECTO EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: RETRATOS FALADOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA FORMAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 659. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73782

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica