A CATEGORIA ASPECTO EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: RETRATOS FALADOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA FORMAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO.
Resumen
O projeto a ser desenvolvido tem como objetivo principal identificar de que maneira o estudo da categoria aspecto verbal permite a compreensão da formação acadêmica em narrações de jovens universitários de licenciatura, futuros professores, durante o tempo de isolamento social, considerando os valores pessoais e temporais, dentro de conteúdos semânticos diversificados: momentâneo ~ duradouro; concluso ~ inconcluso; único ~ repetitivo; estático ~ processual; incipiente ~ terminal. Para tanto, serão organizadas séries de entrevistas narrativas, partindo da metodologia de narrativas pessoais. O público alvo para a formação do corpus são estudantes universitários da licenciatura, com idades entre 18 e 24 anos. Pretendemos analisar a categoria aspecto na construção dos retratos falados nos textos coletados, considerando os valores pessoais e temporais, à luz dos estudos de Travaglia, Cohen e outros teóricos que ainda poderemos explorar durante o desenvolvimento da pesquisa. Sendo esse um assunto pouco explorado no âmbito da pesquisa linguística, a categoria do aspecto verbal se destaca duplamente neste projeto: em novidade e em relevância. Em novidade por ligar o estudo das narrativas de vida e das narratividades com o estudo dos verbos; e em relevância por acrescentar ao estudo do aspecto verbal um elemento a mais que lhe dê saliência como um assunto da linguística, da semântica e do discurso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
MagalhÃes Maia Antunes, V., & Maia Farias Vasconcelos, S. (2021). A CATEGORIA ASPECTO EM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: RETRATOS FALADOS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE SUA FORMAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 659. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73782
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.