A CENA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
Resumo
O seguinte estudo pretende cartografar e pensar sobre uma nova fase de produção da ficção no audiovisual nordestino e suas características. Através das questões de raça, gênero e sexualidade, criou-se uma relação com novas obras realizadas no novo cinema nordestino e principalmente com o uso da ficção como forma de possibilidade para estes filmes. Aqui, a mise en scène tem um destaque necessário para a criação de novos caminhos, atravessando questões estéticas com as citadas acima. Por meio de análises das obras e entrevistas com os realizadores, o estudo caminha para um pensamento em conjunto sobre o impacto dos filmes na nova cena e na representação como questão essencial no novo cinema nordestino. A direção de arte, o enquadramento, a iluminação e a disposição dos corpos em cena são alguns dos elementos estudados na intenção de catalogação e elaboração de novas questões. Como uma cidade é representada? Qual o ponto de vista que vemos aqui? Quais corpos ocupam o tempo e a imagem? Como os elementos se entrelaçam e criam as atmosferas dos filmes? Após o estudo das obras e suas características, conversas com os realizadores em questão foram realizadas como forma de aproximação do estudo com as experiências e relações criadas pré, durante e pós o processo fílmico. Por fim, em parceria com o LEEA (Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual), o projeto tem como objetivo a coleta dessas entrevistas para a realização de um estudo minucioso das obras e os seus impactos na cena artística atual.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
, V. de L., Maia Leite, F., & Beatriz Bezerra Furtado, S. (2021). A CENA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 661. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73784
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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