A CURVA DE MENOR TEMPO
Resumen
O objetivo desse trabalho é mostrar a história a beleza do problema da Braquistócrona e as relações entre cálculo variacional e a geometria que nele se constrói. Quando nos perguntamos, por qual caminho um corpo unicamente sob a força da gravidade pode escorregar em menos tempo de um ponto a outro, sendo esses pontos de coordenadas horizontais e verticais diferentes, ́e natural imaginarmos uma linha reta por ser o menor caminho entre eles, porém essa não é a resposta certa. A palavra Braquistócrona deriva do grego, Brachistos significa menor, e Chronos que significa tempo. Este problema trata de achara resposta correta para o questionamento acima. O presente trabalho mostra os resultados de Galileu e seu fracasso em resolver o problema, em seguida fala-se de Johann Bernoulli que publicou o problema como um desafio aos matemáticos da época e as respostas dos mesmos. Ainda sobre o desafio de Bernoulli explica-se o contexto da ocasião, contando com a participação de Newton, Jacob Bernoulli e Leibniz. Trouxemos um pouco da construção do raciocínio que levou Johann à solução, que passa pelo principio do tempo mínimo de Fermat e pela lei de Snell. Vemos também como este na verdade é um problema de cálculo variacional, com soluções usando as equações de Euller-Lagrange e por fim ́e visto uma demonstração geométrica, simples e genial, que deve-se a Mark Levi, mostrando que a cicloide e uma curva baquistócrona.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.