A DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS GEOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumen
O Projeto A Docência e as Práticas Geográficas na Educação Básica pesquisa sobre o movimento de renovação da Geografia nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza e Região Metropolitana. Objetiva-se analisar as práticas de ensino do professor de Geografia, a fim de reconhecer as inovações no ensino e na aprendizagem, bem como os avanços teórico- metodológicos no exercício profissional; identificar os desafios da docência no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE); identificar os professores egressos do curso Geografia - UFC lotados na Educação Básica e classificá-los conforme a titulação profissional. No campo teórico a pesquisa fundamenta-se em autores como Tardif (2012), Giroux (1997) e Cavalcanti (2012). A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, pesquisa participante com os procedimentos da sequência: levantamento bibliográfico e documental, coleta de dados das escolas, entrevistas, questionários, observação e análise do espaço escolar; levantamento de dados junto as Secretarias de Educação; grupo de estudos sobre Ensino de Geografia e Formação de Professores e análise das práticas dos professores supervisores de estágio curricular. Com base nos relatos dos professores supervisores de Geografia, que atuam na Educação Básica, em 2021.1, as maiores dificuldades para inovação das práticas pedagógicas estão relacionadas a precariedade do espaço escolar, escassez de recursos didáticos, falta de política de formação continuada para apropriação das tecnologias digitais, dificuldade de acesso à internet e computadores por parte dos estudantes, dificuldade de concentração dos discentes durante as aulas virtuais. Contudo, são notórios os esforços e a capacidade de resistência dos professores para continuar com as atividades escolares, pois em meio ao contexto adverso, identificam-se práticas pelo uso de ferramentas digitais, a saber: Google Meet, WhatsApp, Google Classroom, Instagram, Google Forms, Youtube, Mentimeter,Jamboard, entre outros.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Tainara Souza Pereira, V., Caldas Araujo, H., Ravy Lima Alencar, M., & Edivani Silva Barbosa, M. (2021). A DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS GEOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 681. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73804
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
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