A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA CAPAZ DE VISLUMBRAR AS ENTRELINHAS DAS PAISAGENS URBANAS
Resumen
A cidade se movimenta em ritmo constante, acelerado e frenético. As buzinas ecoam pelas ruas e os sons se ramificam entre ruas, túneis e viadutos. Como se estivesse presa em sua própria inércia, a malha urbana parece não ter tempo para perder. Nesse cenário de intensa movimentação de corpos e de produção de imagens, a fotografia pode surgir como uma ferramenta capaz de desacelerar o tempo e de deslocar o olhar do público, tornando possível enxergar as paisagens urbanas presentes em uma cidade. Conforme o filósofo e pesquisador Nelson Brissac Peixoto, “está cada dia mais difícil ver (...) As coisas se banalizaram, as imagens tornaram-se clichês. Carentes de sentido, se equivalem, perdem toda magia” (PEIXOTO, 1991). Por meio da pesquisa “Afetos Urbanos: uma cartografia estético-política da fotografia cearense”, estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), com orientação do professor Osmar Gonçalves dos Reis Filho, realizam o processo de buscar imagens que nadam contra a corrente da banalização e do esvaziamento. Fotógrafas cearenses como Ana Lira e Tamara Lopes conseguem abrir espaço para a contemplação da malha urbana a partir de suas câmeras, da mesma forma como artistas de outros estados, como Letícia Lampert, Giselle Beiguelman e Gabi di Bella. O fio que conecta essas mulheres é a capacidade de produzir imagens que não apenas apontam o óbvio ou extraiam um elemento a que gostariam de dar destaque, mas que deixam espaço para contemplação, permitindo que o olhar possa passear pelas paisagens urbanas e chegar a possíveis epifanias sobre o modo de ocupar e de ver a cidade. Como apontado por Barthes (2017, p.36), “no fundo, a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Rabelo Cavalcante, B., & Goncalves dos Reis Filho, O. (2021). A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA CAPAZ DE VISLUMBRAR AS ENTRELINHAS DAS PAISAGENS URBANAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 692. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73815
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.