ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA PARA PREDIÇÃO DE HANDOVER
Resumen
Nossos aparelhos eletrônicos estão sempre recebendo sinais de várias estações rádio base próximas. Naturalmente, eles tendem a conectar-se à estação com o sinal mais forte. Devido ao nosso movimento, a estação à qual estamos conectados tende a mudar com o tempo. Este procedimento de troca de estação rádio base é conhecido como "handover". Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é predizer o melhor instante para o handover, de maneira a melhorar a experiência dos usuários. Nesta apresentação, os detalhes técnicos de como o “handover” ocorre serão explanados segundo os padrões definidos pelo 3GPP, organização responsável pela padronização de sistemas de telecomunicações celulares móveis sem fio, como o sistema 5G. Além disso, serão apresentados resultados referentes a aplicação de alguns modelos matemáticos de predição em uma série temporal de dados que contém os registros de medições da força do sinal de 21 diferentes estações rádio base durante 120.000 milissegundos (2 minutos). Esses modelos foram treinados e comparados para determinar quais deles conseguem antecipar mais chaveamentos. Os resultados obtidos serão discutidos com o intuito de avaliar o desempenho deles. Por fim, serão apresentadas as conclusões do estudo e serão apresentados possíveis encaminhamentos como perspectivas de novos estudos para melhorar ainda mais a experiência dos usuários através da antecipação do “handover”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Paiva Cavalcante Filho, R., Farias Monteiro, V., Aguiar Sousa, D., & Ferreira Maciel, T. (2021). ALGORITMOS DE APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA PARA PREDIÇÃO DE HANDOVER. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 759. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73882
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.