ANÁLISE DE IMAGENS DE MICROSOPIA FLIM DE SISTEMAS BIOLÓGICOS
Resumen
O objetivo desse trabalho é a analise de microscopia FLIM (Fluorescence-lifetime imaging microscopy) em sistemas biológicos voltados às áreas de biocombustíveis, pontos quânticos de carbono. A técnica de microscopia FLIM é utilizada em amostras que possuem o componente químico Fluoróforo, o qual tem a propriedade de absorver radiação eletromagnética e reemiti-la com menos energia (a amostra é fluorescente). Como o comportamento dessa reemissão é conhecido se torna possível mapear a imagem da amostra com os tempos de fluorescência da mesma, esses tempos podem variar devido a fatores externos, como o pH do meio e a concentrações de componentes com o Fluoróforo, isso possibilita análises variadas como medir a hidrofobia de componentes, adulteração de biocombustíveis, acides do meio, mapeamento de temperatura entre outros. Os tempos de vida (da luminescência) nas amostras estudadas estão relacionados com estrutura das moléculas presentes, isso faz possível estabelecer assinaturas de tempos de vida para os compostos observados. Em moléculas que apresentam instaurações (ao menos um par de ligação dupla de hidrocarbonetos) o tempo de vida é uma função do numero de instaurações presentes, dessa maneira é possível aferir uma assinatura de tempo de vida para determinados compostos. No petróleo e bicombustível estão presentes esses compostos insaturados, o ponto do trabalho é mostrar que é possível utilizar a técnica de microscopia para aferir essas assinaturas, as quais possibilitam realizar testes de qualidade em combustíveis por exemplo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Sievers de Almeida, L., & Lenz Cesar, C. (2021). ANÁLISE DE IMAGENS DE MICROSOPIA FLIM DE SISTEMAS BIOLÓGICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 790. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73913
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.