ANÁLISE DE PREVALÊNCIA E ASSOCIAÇÃO ENTRE DOR CRÔNICA E ATIVIDADES LABORAIS EM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL NO CEARÁ
Resumen
Introdução: A dor crônica é um tipo de dor de caráter contínuo e que persiste por mais de três meses. Nesse sentido, evidências apontam para uma relação importante entre a prevalência desse tipo de dor e as atividades laborais, com dados apontando que a dor piora ao realizar as atividades. Objetivos: Avaliar a prevalência e associação de dor crônica em relação às atividades laborais em uma população de mulheres da Pesquisa em Saúde Materno-Infantil no Ceará (PESMIC). Método: Realizamos análise descritiva e teste de hipóteses com base no banco de dados da PESMIC, com o N de 3676. A análise descritiva foi feita com a variável “Dor Crônica” categorizada por “Sim”, dividido como: “Sim, incomoda muito” ou “Sim, mas não incomoda muito” e “Não”; a variável “Atividades laborais”, foi codificada com as seguintes categorias “Sim, só em casa”, “Sim, fora de casa”, “Sim, de casa, pra fora” e o “Não”. Aplicamos o teste do X². Resultados: Foi visto que 92.7% das mães realizam algum tipo de atividade laboral, de modo que 64% afirmam trabalhar em casa. Há uma prevalência de 27% de dor crônica. Ainda, 76.2% das mães que realizam atividades laborais relatam a presença de “dor crônica que incomoda muito”, sendo possível afirmar que esse é um sintoma prevalente na amostra em questão. Além disso, nessa análise temos p-valor <0,001 , o que corrobora a hipótese de que há associação estatisticamente significativa entre atividades laborais e dor crônica. Conclusão: A dor crônica é um sintoma bastante prevalente no mundo em que vivemos. Associado a isso, temos que a atividade laboral está associada a prevalência digna de nota nesta análise. Ressaltamos que nosso método de análise não diminui o risco de vieses, sendo importante considerar que essa associação pode ter elementos confundidores como o tipo de trabalho desempenhado e a quantidade de tempo despendido, sendo importante uma análise por um método de regressão, por exemplo. Agradecemos ao CNPQ pelo apoio nesse projeto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Augusto Batista SÁ AraÚjo, D., Lima Correia, L., Maria Tavares Machado, M., & Alexandre Lima Rocha, H. (2021). ANÁLISE DE PREVALÊNCIA E ASSOCIAÇÃO ENTRE DOR CRÔNICA E ATIVIDADES LABORAIS EM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 794. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73917
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.