APRENDIZADO DE MÁQUINAS PARA COMUNICAÇÕES SEM FIO
Resumen
Com o avanço dos estudos na área de big data e inteligência artificial, o aprendizado de máquinas (do inglês, machine learning - ML) tem se tornado uma ferramenta poderosa e de extrema importância para a pesquisa científica nos dias atuais. Em nossa pesquisa, estudamos o aprendizado de máquinas aplicados em sistemas de comunicações sem fio. Analisamos os benefícios e praticidades da utilização de modelos de receptores digitais otimizados via algoritmos de aprendizado de máquinas. É sabido que receptores clássicos em comunicações digitais são baseados no conhecimento de um modelo para o canal de comunicação, e que o desempenho destes receptores está condicionado à acurácia do modelo utilizado. Quando não dispomos de um modelo para o canal de comunicação, algoritmos baseados em aprendizado de máquinas se apresentam como solução viável. Como exemplo de aplicação, nesta pesquisa consideramos o problema de detecção de sinais em um sistema com modulação 4-QAM (do inglês, quadradure amplitude modulation) de um canal com ruído aditivo Gaussiano branco. Mais especificamente, estudamos dois modelos de detectores. O primeiro é um algoritmo baseado na detecção do quadrante no plano fase-quadratura (algoritmo otimizado). Já no segundo algoritmo, o detector é otimizado via redes neurais. Os resultados indicam que o primeiro algoritmo apresenta melhor desempenho que o segundo, apesar de ambos fornecerem resultados bem próximos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
, R. da S., & Lima Ferrer de Almeida, A. (2021). APRENDIZADO DE MÁQUINAS PARA COMUNICAÇÕES SEM FIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 840. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73963
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.