AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS DE SEGMENTAÇÃO DO DISCO ÓPTICO EM IMAGENS DE EXAMES DE FUNDOSCOPIA
Resumen
Para este trabalho, os métodos propostos para os algoritmos de segmentação utilizam segmentação por limiarização adaptativa, para não haver dependência da qualidade da imagem na hora de fazer o diagnóstico, e assim poder atingir resultados satisfatórios em um processo automático de classificação. Para obter a segmentação do Disco, utilizou-se a técnica K-Means Clustering nas imagens completas(com os planos Vermelho, Verde e Azul), , onde os elementos do conjunto, neste são os pixels das imagens, são agrupados em K grupos de acordo com seus valores(a intensidade das cores Vermelha, Verde e Azul), e então é extraído o cluster de maior valor, que é onde o disco está situado. Para a segmentação da Copo Óptico, aplica-se o método de limiarização de Otsu na área segmentada pelo disco óptico, separando a área do disco em duas regiões distintas, onde a de maior intensidade é o Copo Óptico. Após a segmentação do disco e copo ópticos das imagens, foram extraídas 2 medidas para serem utilizadas na classificação das imagens, o CDR(Cup to Disc Ratio), que é a razão do copo para o disco, e o NRR(Neuroretinal Rim), que é a borda neurorretiniana. Após isso , o conjunto de 50 imagens foi dividido em 75% para o treino de modelos e 25% para o teste dos mesmos. No melhor caso obteve-se uma acurácia de 80%, e sensibilidade de 90%, logo tem-se um modelo que não é tão eficiente, porém suas predições positivas são confiáveis.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Campos de Castro, R., & Cesar Cortez, P. (2021). AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS DE SEGMENTAÇÃO DO DISCO ÓPTICO EM IMAGENS DE EXAMES DE FUNDOSCOPIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 898. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74021
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.