AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE FORTALEZA SOB A PERSPECTIVA DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS.

Autores/as

  • Jorge Luiz Moreira Freire Junior
  • Ana Karine Macedo Teixeira
  • Luiza Maria Dias Firmeza
  • Lorena Raquel Matias Xavier
  • Maria Eneide Leitao de Almeida

Resumen

A implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF) representou a consolidação dos princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde. A incorporação das Equipes de Saúde Bucal na ESF objetivou o acesso universal da população aos serviços de saúde bucal, mas apesar da ampliação da cobertura desses serviços, ainda há desafios que precisam ser superados. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi avaliar o serviço de saúde bucal na ESF da Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) III de Fortaleza, a partir da perspectiva dos cirurgiões-dentistas. Foi realizado um estudo avaliativo, transversal com abordagem quantitativa, que contou com a aplicação de questionário a 14 servidores efetivos com pelo menos 2 anos de serviço nas unidades de APS da CORES III. Para avaliar o serviço de saúde bucal foi utilizado o instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool), em que os participantes responderam por meio da escala Likert (1 a 4), obtendo escores que podem ser classificados como alto (≥6,6) e baixo (<6,6). Os dados obtidos foram processados no programa estatístico SPSS versão 20. Após análise, foi observado que durante o acesso de primeiro contato, o fator utilização do serviço apresentou uma pontuação baixa (3,51), assim como o aspecto da longitudinalidade (6,32). Quanto à coordenação, a integração dos cuidados (6,80) e sistema de informações (8,33) apresentaram pontuações altas, da mesma forma que serviços disponíveis (8,84) e serviços prestados (8,94) no aspecto integralidade. Conclui-se que o serviço de saúde bucal da ESF de Fortaleza foi bem avaliado pelos cirurgiões-dentistas em relação à coordenação e à integralidade do cuidado. No entanto, o serviço apresentou baixo desempenho no tocante à longitudinalidade e ao acesso, que apresentou a pior avaliação, sugerindo a existência de barreiras no serviço que impedem a garantia de uma atenção em saúde bucal universal à população. Esta pesquisa foi realizada graças ao financiamento do PIBIC-UFC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Luiz Moreira Freire Junior, J., Karine Macedo Teixeira, A., Maria Dias Firmeza, L., Raquel Matias Xavier, L., & Eneide Leitao de Almeida, M. (2021). AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE FORTALEZA SOB A PERSPECTIVA DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 932. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74055

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica