BIOLUBRIFICANTES OBTIDOS A PARTIR DO ÓLEO DA TILÁPIA E AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO A ÓLEOS MINERAIS NAFTÊNICOS
Resumen
O termo biolubrificante se aplica a todos os lubrificantes que são facilmente biodegradáveis e não tóxicos para os humanos e o meio ambiente. Nas últimas décadas, o aumento da demanda por estes produtos em substituição ao lubrificante derivado do petróleo, seguido de regras mais restritivas das regulamentações ambientes, tem elevado as pesquisas com matérias-primas ainda não adequadamente exploradas a exemplo do óleo das vísceras da Tilápia. O óleo obtido no aquecimento de vísceras não apresenta qualidade comestível e muitas vezes é despejado como resíduo em aterro ou no leito aquífiero causando problema ambiental. Neste estudo, biolubrificantes foram obtidos a partir da reação de esterificação dos ácidos graxos componentes do óleo da Tilápia com polióis (trimetilolpropano – TMP e propano-1,2-diol). Após síntese, os biolubrificantes obtidos (TMP-P e PPD-P) foram caracterizados quanto suas propriedades físico-químicas e estruturais. Misturas (blendas) dos biolubrificantes com lubrificantes de base naftênica (NH10 e NH140) foram avaliadas quanto a melhora nos valores de viscosidade e índice de viscosidade das amostras. As proporções estudadas foram 1,25; 2,5; 5,0 e 10% p/p. Os resultados obtidos sugerem uma significativa melhora nos valores de índice de viscosidade das blendas a medida que se aumenta a proporção dos biolubrificantes nos lubrificantes derivados do petróleo NH10 e NH140. O uso do óleo da Tilápia além de contribuir para o estabelecimento de novos biolubrificantes e aditivos aos lubrificantes minerais, reduz o impacto negativo do descarte inadequado das vísceras. PIBIC-CNPqDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Rodrigues Barros, A., Maria Pontes Silva Ricardo, N., Peixoto do Valle, C., & Maria Pontes Silva Ricardo, N. (2021). BIOLUBRIFICANTES OBTIDOS A PARTIR DO ÓLEO DA TILÁPIA E AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO A ÓLEOS MINERAIS NAFTÊNICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 967. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74090
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.