CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FÊMEAS SUÍNAS PESADAS SUPLEMENTADAS COM RACTOPAMINA
Resumen
No Brasil, o peso de abate dos suínos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, devido ao maior volume e eficiência de produção, bem como a redução nos custos operacionais por animal abatido. Contudo, a produção de suínos mais pesados está associada ao aumento na deposição de gordura, principalmente nas fêmeas. O uso de ractopamina visa melhorar as características de carcaças, pois favorece a inibição da lipogênese e aumenta a síntese muscular. Dessa forma, objetivou-se avaliar diferentes períodos de suplementação de 10ppm de ractopamina sobre as características de carcaça de fêmeas suínas pesadas. Um total de 32 porcas, com idade média de 100 dias, foram distribuídas em delineamento em blocos ao acaso, em quatro tratamentos com oito repetições cada, considerando a baia com um animal como unidade experimental. Os tratamentos consistiram em: T1 - Grupo controle, sem suplementação de ractopamina; T2 - Dieta com suplementação de 10ppm de ractopamina dos 142 a 170 dias de idade; T3 - Dieta com suplementação de 10ppm de ractopamina dos 128 a 142 e 156 a 170 dias de idade; T4 - Dieta com suplementação de 10ppm de ractopamina dos 100 a 128 e 142 a 170 dias de idade. As porcas que consumiram as dietas contendo ractopamina, independentemente do período testado, apresentaram maior peso de carcaça quente e profundidade de lombo em relação ao grupo controle. Os animais do grupo T3 e T4 apresentaram menor espessura de gordura em relação ao grupo controle, não diferindo das fêmeas do T2. Não houve diferença entre os tratamentos para pH da carne aos 45 min e 24h pós-abate, comprimento e rendimento de carcaça. Conclui-se que a inclusão de 10ppm de ractopamina nas dietas melhora as características de carcaça de fêmeas suínas e que o fornecimento deste aditivo em dois períodos de 14 ou 28 dias, com intervalo de 14 dias entre as suplementações, proporciona uma maior redução na espessura de gordura das carcaças de fêmeas suínas abatidas com peso acima de 130 kg.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Natanael Lima Pacheco, P., Barbosa de Mendonça, I., Ramon Santos da Silva, J., Aline Rocha Teixeira, R., & Henrique Watanabe, P. (2021). CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FÊMEAS SUÍNAS PESADAS SUPLEMENTADAS COM RACTOPAMINA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1004. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74127
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.