CONCENTRAÇÃO DE MERCÚRIO (HG) EM PEIXES COMERCIALIZADOS NO MERCADO DE PESCADO DE SÃO LUÍS, MA
Resumen
O mercúrio (Hg), contaminante distribuído globalmente, ocorre sob várias espécies químicas, dentre elas o metilmercúrio (MeHg) destaca-se por sua toxicidade e rápida absorção pela biota. O pescado é um meio alimentar bastante reconhecido por seus benefícios à saúde. Porém o consumo de peixe, sobretudo espécies carnívoras, é a principal via de exposição humana à altas concentrações de Hg. O estudo objetiva, quantificar as concentrações de Hg em espécies de peixes vendidas no mercado de pescado de São Luís (MA) e o nível de risco à população humana consumidora. Foram analisadas nove espécies de peixes (n = 125), nas quais amostras da musculatura foram coletadas e liofilizadas, para posterior quantificação de Hg. O coeficiente de risco (HQ) foi calculado utilizando as concentrações de Hg encontradas e a taxa média de ingestão de pescado pela população local. As maiores concentrações foram encontradas na pescada amarela (Cynoscion acoupa), já as menores concentrações deram-se nas tainhas (Mugil sp.). Foram observadas correlações significativas entre as concentrações de Hg e o comprimento do indivíduo apenas em duas espécies; o bagre bandeirado (Bagre marinus) e a palombeta (Chloroscombrus chrysurus). Os coeficientes de risco expressam que a pescada amarela, peixe mais consumido pela população local, e a curuca (Micropogonias furnieri) apresentaram concentrações de Hg capazes de prejudicar à saúde humana, sugerido por HQs > 1. Concentrações de Hg superiores as determinadas pela legislação, também foram apontadas por outros autores ao analisar peixes comercializados em outras regiões do Brasil, sendo principalmente as espécies carnívoras, aquelas que oferecem maior risco à saúde, como a pescada amarela e a curuca, analisadas nesse estudo. Portanto, a análise das concentrações de contaminantes e os riscos de consumo desses organismos é essencial para que órgãos da saúde e vigilância sanitária elaborem diretrizes e alertem a população sobre o consumo seguro dessas espéciesDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.