CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Resumen
Muitas pessoas vivem situações de angústia por terem pensamentos intrusivos, repugnantes e indesejáveis no seu cotidiano. Na tentativa de se livrar destes pensamentos que trazem ansiedade, medo e culpa, elas realizam comportamentos repetitivos ou repassam argumentos mentalmente, persistindo nesses atos compulsivos durante horas, experimentando um alto grau de desconforto. Estas pessoas possivelmente estão acometidas pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). A principal característica desse transtorno é a presença de pensamentos intrusivos, denominados de obsessões, que invadem a mente do indivíduo portador dessa perturbação psíquica. As obsessões podem apresentar-se como palavras, estímulos impulsivos e até mesmo representações visuais (imagens). Essas intrusões na mente do indivíduo são interpretadas por ele como impróprias, desencadeando ansiedade. Também se observa que o indivíduo que possui TOC pode apresentar rituais compulsivos em resposta aos pensamentos obsessivos, que são denominados de “compulsões”. Frequentemente são apresentados em forma de comportamentos repetitivos, estereotipados ou até mesmo de atos mentais. A crença que o indivíduo tem sobre a realização das compulsões é que elas trazem o benefício de reduzir sua ansiedade. A presença desses sintomas – obsessões e compulsões – traz um impacto significativo na vida do sujeito nos aspectos profissionais, familiares e até mesmo sociais (CORDIOLI, 2008; FERRÃO; FLORÃO, 2010). O TOC pode se manifestar em várias dimensões que são classificadas a partir do conteúdo das obsessões.Dentre elas, podemos citar: medos de contaminação, dúvidas obsessivas, obsessões e compulsões por simetria ou por organização, obsessões de conteúdo agressivo, sexual ou blasfemo (FERRÃO; FLORÃO, 2010). Observando os sintomas vivenciados por um indivíduo que possui TOC, pode-se sugerir que o nível de sofrimento sentido é considerável. E é com o intuito de se livrar da angústia que o sujeito fica “aprisionado” entre suas obsessõesDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Rodrigues de Souza, I., & Elida da Silva Gusmao, E. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1058. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74181
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.