DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DESOBSTRUÇÃO INEFICAZ DE VIAS AÉREAS EM CRIANÇAS EM PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA
Resumen
INTRODUÇÃO: A determinação de um diagnóstico de enfermagem acontece pelo julgamento clínico de evidências, empregando o conhecimento e a prática clínica. É importante elucidar as possíveis inter-relações entre os fatores relacionados envolvidas na cadeia causal que conduz ao evento, e as características definidoras de um diagnóstico. OBJETIVO: determinar a ocorrência do diagnóstico Desobstrução ineficaz de vias aéreas em crianças em pós-operatório mediato de cirurgia cardíaca. METODOLOGIA: Estudo transversal desenvolvido em um hospital estadual. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2020 e julho de 2021, na unidade de terapia intensiva responsável pela assistência pós-operatória de crianças submetidas a correções cardíacas. Aplicou-se um instrumento composto pelas características definidoras e fatores relacionados do diagnóstico. Os dados foram compilados no software Excel e analisados por estatística descritiva. RESULTADOS: Participaram 44 crianças; 52,27% eram do sexo masculino. A idade média foi de 4,1 anos e o diagnóstico médico mais prevalente foi Comunicação Interventricular (22,72%). Os fatores mais prevalentes foram histórico de alergia em via aérea (23,8%), taquipneia (12,24%), infecção (83,3%), muco excessivo (34,21%), tubo endotraqueal (31,81%), tiragem costal (14,81%) e ronco como ruído adventício (26,66%). As características foram tosse ausente sem sinais/sintomas (81,81%), mobilização e expulsão de secreção com auxílio (45,45%), saturação (95,97%) e ventilação mecânica (85%). Ausculta anterior (92,68%) e posterior (94,59%) com sons pulmonares audíveis. Desobstrução ineficaz de vias aéreas esteve presente em 14% das crianças. CONCLUSÃO: Desobstrução ineficaz de vias aéreas esteve presente em uma parcela pequena das crianças estudadas. Entretanto, é um diagnóstico que, quando presente, traz importantes repercussões. Agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão da bolsa de produtividade em pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Nascimento de Oliveira, M., Aparecida Teixeira Gueiros, E., & Martins da Silva, V. (2021). DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DESOBSTRUÇÃO INEFICAZ DE VIAS AÉREAS EM CRIANÇAS EM PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1128. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74251
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.