EFEITO DA PRESSÃO NAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE CADEIAS LINEARES DE CARBONO
Resumen
Os nanomateriais de carbono (nanocarbonos) com baixa dimensionalidade possuem uma variedade de propriedades físico-químicas bem diferenciadas dos demais e por essa razão eles têm exercido nas duas últimas décadas um papel de protagonistas nas ciências dos materiais em várias perspectivas. Em particular, as cadeias lineares de carbono têm sido muito atraentes para os físicos pois constituem um terreno fértil para a observação de novos fenômenos e a possibilidade de estudar um sistema modelo de sólido unidimensional. As cadeias de carbono são instáveis em condições ambiente e o seu estudo torna-se viável por meio do crescimento dessas estruturas no interior de um nanotubo de carbono. Neste trabalho, apresentamos os resultados de espectroscopia Raman ressonante em cadeias lineares de carbono inseridas em nanotubos de paredes múltiplas. Os estudos foram realizados em diferentes condições de pressão hidrostática com o objetivo de determinar como as cadeias interagem entre sim e com os nanotubos de carbono. Foram realizados experimentos durante o aumento de pressão (até o valor Pmax) e durante a diminuição de pressão e observamos que durante o ciclo existe uma histerese na energia dos modos vibracionais das cadeias. Realizando diferentes ciclos (diferentes valores de Pmax) de medidas, concluímos que a pressão induz a coalescência de cadeias menores formando cadeias de carbono com maior comprimento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Alves Lemos, E., Q Neves, W., & Gomes de Souza Filho, A. (2021). EFEITO DA PRESSÃO NAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE CADEIAS LINEARES DE CARBONO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1163. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74286
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.