ESTUDO DO EFEITO DO PH NA EFICIÊNCIA DE UM INIBIDOR DE CORROSÃO DERIVADO DE AMINA PARA O AÇO AISI 1018 EM MEIO DE CLORETO.
Resumo
A corrosão por acidez, devido a presença de Dióxido de Carbono (CO2) em meio aquoso, é reconhecida como um fator importante para a falha de dutos de transporte e extração de óleo e gás na indústria petrolífera. A corrosão desses materiais trazem prejuízos financeiros para as industriais todos os anos e riscos à segurança. A aplicação de inibidores de corrosão é uma solução prática para dificultar e retardar o desgaste desses materiais. Essas substâncias possuem heteroátomos como Nitrogênio, Oxigênio e Enxofre que favorecem o processo de adsorção na superfície do aço, reduzindo a degradação do metal. Portanto, esse trabalho tem como objetivo analisar a eficiência de um inibidor comercial a base de amina em atuação com aço carbono AISI1018 em solução de Cloreto de Sódio (NaCl) 1,2% saturada com CO2, a 30º C e em pH 4 e 6. O desempenho anticorrosivo do derivado de amina foi avaliado por meio das seguintes técnicas eletroquímicas: espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica. Ensaios de partição do inibidor foi realizado por Resistência à Polarização Linear e perda de massa em Bubble Test. Após os ensaios, as amostras foram caracterizadas por meio microscopia óptica. Os resultados e dados termodinâmicos mostraram que o inibidor com base de amina tem uma eficiência de 96% com concentração de 50 ppm em pH 6 para esse aço, e sua eficiência aumenta com a concentração do inibidor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vitor Macedo da Silva, P., Bastos Vasques, R., & Silva Araujo, W. (2021). ESTUDO DO EFEITO DO PH NA EFICIÊNCIA DE UM INIBIDOR DE CORROSÃO DERIVADO DE AMINA PARA O AÇO AISI 1018 EM MEIO DE CLORETO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1251. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74374
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.