ESTUDO DO POTENCIAL TRIPANOCIDA IN VITRO DO ÓLEO DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA
Resumen
A Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e atualmente existe apenas um fármaco para o tratamento da doença no Brasil, o Benzonidazol, o qual apresenta baixa eficácia na fase crônica da doença, além de alta toxicidade. Portanto, observa-se a necessidade de identificar substâncias com ação antichagásica. Produtos naturais tem despertado o interesse de pesquisadores por possuírem um vasto leque de moléculas com ações farmacológicas importantes. O óleo de melaleuca (Melaleuca alternifolia) apresenta em sua composição terpenos que, em estudos prévios, mostraram ação antiparasitária em Trypanosoma brucei e Leishmania major. O presente estudo objetivou investigar o potencial tripanocida do óleo de melaleuca (OMel) em T. cruzi em modelo in vitro. Inicialmente, foi avaliada a citotoxicidade sobre células hospedeiras LLC-MK2 após tratamento com OMel por 24 horas, utilizando o método do MTT. Em seguida, o efeito de OMel foi avaliado contra formas epimastigotas após 24, 48 e 72 horas de incubação e formas tripomastigotas após 24 horas de incubação. Os dados foram expressos como média ± erro padrão médio e analisados por ANOVA com pós-teste de Bonferroni. As concentrações capazes de inibir o crescimento de 50% das células foram calculadas por regressão não-linear. Nas células LLC-MK2 não foi observada redução significativa da viabilidade celular nos grupos tratados, em nenhuma concentração de OMel. Foi observado efeito inibitório em epimastigotas nas concentrações 5 e 2,5 mg/mL. Foram determinadas os valor de IC50: IC50/24h = 5,91 ± 2,08 mg/mL; IC50/48h = 2,86 ± 0,62 mg/mL; IC50/72h = 2,38 ± 0,52 mg/mL. Observou-se efeito inibitório sobre tripomastigotas em 5 concentrações testadas (5; 2,5; 1,25; 0,62; 0,31 mg/mL), sendo obtida IC50 = 0,88 ± 0,20 mg/mL. OMel mostrou-se promissor no desenvolvimento de novos fármacos antichagásicos. Novas pesquisas poderão ser feitas para melhor compreender os mecanismos associados a esse efeito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Gomes de Oliveira, G., Pinheiro Silva, B., Paula Magalhães, E., Rodrigues Ribeiro, L., Luna Aires, N., & Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes, R. (2021). ESTUDO DO POTENCIAL TRIPANOCIDA IN VITRO DO ÓLEO DE MELALEUCA ALTERNIFOLIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1255. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74378
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.