ESTUDO IN SILICO DE AGENTES NATURAIS CANDIDATOS A NOVOS FÁRMACOS
Resumen
A elaboração de um banco de dados de moléculas antitumorais de origem natural é uma etapa importante na busca de potenciais candidatos a agentes antitumorais com propriedades físico-químicas otimizadas. Com este objetivo, utilizando a base de dados SCOPUS, com as palavras-chave "natural" e "antitumoral", foram obtidos dados que permitiram a elaboração de um banco de dados com moléculas que apresentam atividade antitumoral isoladas nos últimos 20 anos de fontes naturais (plantas, organismos marinhos, fungos). As moléculas encontradas em artigos e reviews, foram tabeladas e submetidas a busca de dados em plataformas virtuais, como PubChem, SciFinder, Marvin, VCCLab e Molinspiration, acerca de suas propriedades químicas e físicas. Estes dados permitem identificar no banco de moléculas, os possíveis melhores fármacos, aplicando a regra dos cinco de Lipinski, como massa molecular, log P e ligações de hidrogênio receptoras e doadoras, além de outras propriedades como a presença de ligações livres que pode estar relacionada com o surgimento de efeitos colaterais em fármacos. Atualmente, 135 compostos foram tabelados e 59% deles obedecem a regra dos cinco de Lipinski. Destes, 21 estão presentes em plantas que ocorrem no Nordeste brasileiro. As propriedades ADME desses compostos foram determinadas por meio de plataformas de dados disponíveis on-line e as classes dos compostos identificados são principalmente alcaloides e compostos fenólicos. A determinação das propriedades ADME é um importante filtro no processo de triagem de compostos com potencial aplicação como fármaco, pois prediz parâmetros importantes para a eficiência de um composto como candidato a fármaco.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Forte Quintela, B., Marques Carvalho Ponte, M., Paula Saraiva de Oliveira, A., & Goretti de Vasconcelos Silva, M. (2021). ESTUDO IN SILICO DE AGENTES NATURAIS CANDIDATOS A NOVOS FÁRMACOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1260. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74383
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.