FISHBURGERS DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE TILÁPIA DO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) REVESTIDO COM QUITOSANA.
Resumen
O aproveitamento integral do pescado está na ordem do dia, ou seja, os resíduos (sobras) que, normalmente, seriam descartados em lixões, gerando problemas ambientais e econômicos, estão sendo utilizados para produzir subprodutos como a CMS e com isso novos produtos como o Fishburguer estão sendo produzidos. Com o objetivo de agregar valor a um produto e protegê-lo de deteriorações enzimáticas, microbiológicas e reações oxidativas, foram elaborados e avaliados Fishburguers de carne mecanicamente separada, CMS, de tilápia do Nilo. Foram feitos 25 Fishburguers por tratamento, o controle (CON), o glazing (GLA) e o quitosana 1% (QUI). Os Fishburguers foram armazenados (-18°C) e avaliados durantes 180 dias. Durante esses 180 dias, os Fishburguers (triplicata) passaram por análises físico-químicas, microbiológicas, a composição centesimal foi feita apenas no início e no fim do experimento. Os resultados mostraram que na composição centesimal dos Fishburgers não houve diferença entre os tratamentos, em relação com as bases voláteis totais, só apresentou valores altos nos 150 dias de experimento, já no pH houve uma pequena diferença no tratamento com quitosana apresentando um pH menor, nas análises microbiológicas, houve uma diferença significativa no tratamento com quitosana em relação aos demais. A oxidação lipídica apresentou diferença entre os tratamentos, e o tratamento com quitosana mostrou uma ação antioxidante. Concluímos que o uso de quitosana como revestimento para proteção e aumento de vida de prateleira dos Fisburguers foi eficaz no presente estudo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Vieira de Mesquita Machado, L., Vieira Brandão, C., Alves do Vale, D., Gama de Carvalho, K., & Warlene Silva de Souza, B. (2021). FISHBURGERS DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE TILÁPIA DO NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) REVESTIDO COM QUITOSANA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1306. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74429
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.