FÍSICA DO PROCESSO DE DEPOSIÇÃO DE FILMES FINOS POR SPIN COATING
Resumo
Com o avanço tecnológico se está cada vez mais interessado em técnicas que minimizem materiais em escalas micrométricas e nanométricas, o que tem levado ao surgimento de comportamentos únicos de materiais. Estes, por sua vez, têm provado possuir propriedades ópticas, eletrônicas, magnéticas, mecânicas, etc, que revelam uma ampla gama de aplicações como em dispositivos microeletrônicos, tais como: displays, sensores, equipamentos ópticos. O termo filme se aplica a matéria condensada restrita a um plano, em que sua espessura é geralmente muito menor que suas outras dimensões. Os filmes podem ser obtidos através de diversas técnicas de deposição, utilizando diferentes tipos de materiais para a formação destes filmes, geralmente são usados óxidos, metais ou polímeros. Neste contexto, o presente trabalho teve o objetivo de discutir algumas das técnicas mais usadas para a formação de filmes finos com foco no processo de spin coating. Para isso, foi descrita a física envolvida no processo de formação dos filmes por spin coating, apresentando as formulações matemáticas necessárias para a descrição física deste processo. Foi observado que cada uma das formulações apresentam boas aproximações e nos levam a uma boa descrição física do processo de deposição. As aproximações realizadas por Meyerhofer que incluem a evaporação ao processo se adequam muito bem às soluções típicas usadas, conforme confirmado por diversos autores, enquanto a formulação assintótica usada por Cregan e O’Brien corrige os erros obtidos por esta aproximação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Batista Peixoto, R., & William de Araujo Paschoal, C. (2021). FÍSICA DO PROCESSO DE DEPOSIÇÃO DE FILMES FINOS POR SPIN COATING. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1330. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74453
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.