INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE DE RECURSO ALIMENTAR NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS ENTRE CASTAS EM FORMIGAS SEM RAINHAS DO SEMIÁRIDO.

Autores/as

  • Camila Torres Mapurunga
  • Lorenzo Roberto Sgobaro Zanette

Resumen

Em colônias de insetos sociais há uma divisão de trabalho entre os indivíduos, alguns são encarregados do cuidado parental e da reprodução, enquanto outros do forrageamento, manutenção e defesa da colônia. Em colônias de formigas da espécie Dinoponera quadriceps, em que não há uma diferenciação morfológica de castas, ocorre a formação de uma hierarquia de dominância através de interações comportamentais. Os subordinados são responsáveis pelo forrageamento, e os dominantes necessitam dos subordinados para obtenção de recursos. Este trabalho teve como objetivo compreender como a qualidade e a quantidade de alimento influenciam na alocação de recursos na colônia e na dinâmica de interações entre subordinados e dominantes. Três colônias de D.quadriceps foram submetidas a três regimes alimentares experimentais simulando a variação de disponibilidade de alimento que ocorre no ambiente semiárido. Em cada tratamento larvas de Tenebrio molitor foram disponibilizadas às colônias e a quantidade de larvas variou entre os tratamentos de forma a simular situações de muita escassez, escassez e abundância (controle). A quantidade de larvas oferecidas nas colônias foi estabelecida a partir da quantidade de indivíduos em cada colônia. Foi feito por colônia, em cada tratamento, observações das interações entre indivíduos enquanto manipulam o alimento, uma vez por semana, com duas repetições cada, totalizando 18 horas de observações. Nossos dados iniciais indicam que os indivíduos dominantes pouco interagem com o alimento, somente 10,17% das interações foram feitas pelos dominantes e 66,66% delas aconteceram no tratamento muito escasso. Também, através de uma análise de variância, não foi encontrado diferença entre os tratamentos, ou seja, a escassez de recursos alimentares não influenciou no número de interações (GL = 2, F= 8,43, P = 0,97). A partir desses resultados, foi concluído que era necessário observações de mais colônias de D.quadriceps e análises de dinâmicas de interações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Torres Mapurunga, C., & Roberto Sgobaro Zanette, L. (2021). INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE DE RECURSO ALIMENTAR NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS ENTRE CASTAS EM FORMIGAS SEM RAINHAS DO SEMIÁRIDO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1395. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74518

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica