INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE DE RECURSO ALIMENTAR NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS ENTRE CASTAS EM FORMIGAS SEM RAINHAS DO SEMIÁRIDO.
Resumen
Em colônias de insetos sociais há uma divisão de trabalho entre os indivíduos, alguns são encarregados do cuidado parental e da reprodução, enquanto outros do forrageamento, manutenção e defesa da colônia. Em colônias de formigas da espécie Dinoponera quadriceps, em que não há uma diferenciação morfológica de castas, ocorre a formação de uma hierarquia de dominância através de interações comportamentais. Os subordinados são responsáveis pelo forrageamento, e os dominantes necessitam dos subordinados para obtenção de recursos. Este trabalho teve como objetivo compreender como a qualidade e a quantidade de alimento influenciam na alocação de recursos na colônia e na dinâmica de interações entre subordinados e dominantes. Três colônias de D.quadriceps foram submetidas a três regimes alimentares experimentais simulando a variação de disponibilidade de alimento que ocorre no ambiente semiárido. Em cada tratamento larvas de Tenebrio molitor foram disponibilizadas às colônias e a quantidade de larvas variou entre os tratamentos de forma a simular situações de muita escassez, escassez e abundância (controle). A quantidade de larvas oferecidas nas colônias foi estabelecida a partir da quantidade de indivíduos em cada colônia. Foi feito por colônia, em cada tratamento, observações das interações entre indivíduos enquanto manipulam o alimento, uma vez por semana, com duas repetições cada, totalizando 18 horas de observações. Nossos dados iniciais indicam que os indivíduos dominantes pouco interagem com o alimento, somente 10,17% das interações foram feitas pelos dominantes e 66,66% delas aconteceram no tratamento muito escasso. Também, através de uma análise de variância, não foi encontrado diferença entre os tratamentos, ou seja, a escassez de recursos alimentares não influenciou no número de interações (GL = 2, F= 8,43, P = 0,97). A partir desses resultados, foi concluído que era necessário observações de mais colônias de D.quadriceps e análises de dinâmicas de interações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Torres Mapurunga, C., & Roberto Sgobaro Zanette, L. (2021). INFLUÊNCIA DA QUANTIDADE DE RECURSO ALIMENTAR NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS ENTRE CASTAS EM FORMIGAS SEM RAINHAS DO SEMIÁRIDO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1395. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74518
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.