JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR E O LIBERALISMO DOS TRÓPICOS
Resumen
O objeto desta pesquisa é a análise acerca da adesão, construção e as contradições apresentadas pelo pensamento político de José Martiniano de Alencar, em sua fase Liberal, a partir de seus discursos e cartas aos eleitores do Senado, referentes não apenas as questões do Império, mas também ao espaço da Província do Ceará, entre o tempo de 1830 a 1840. Busca entender como alguns princípios "básicos" do Liberalismo ( Liberdade individual, Propriedade privada e Sistema Representativo) são expostos por Alencar em suas cartas, bem como o quão suas ações se distanciam desses ideais, seja pela própria situação da Província do Ceará, onde o Partido dos "Chimangos, o faziam por interesses pessoais do que por compromisso ideológico, quando a oposição ao Regime monárquico poderia considerar um indivíduo como Liberal. Quando assumiu o governo, em 1834,o contexto e sua percepção de Liberalismo, originado da euforia do sucesso das Revoluções americana e francesa, sofreram adaptações ao cenário do Ceará Imperial. Com isso, em sua guerra contra o Banditismo, pode ser vislumbrar uma "preocupação" com a população sertaneja. Além disso, as experiências que a figura de Alencar, participante das Revoluções de 1817 e 1824, bem como sua prisão e o perdão recebido, se camuflaram em seus longos monólogos, que em quase nenhum se encontravam apelos para o desenvolvimento do Ceará e, nas vezes que cita o cenário de sua Província, palavras negativas e pejorativas, como "desgraçada","fome", "seca" e "peste" não falta em suas narrativas, reforçando o imaginário do Ceará da seca. As cartas de Martiniano se constituem, portanto, como um ponto chave de discussão sobre a formação do Ceará e do Império do Brasil, posto ter colocado em discussão pilares sobre os quais era forjada a nação: a delimitação do território e o seu devido controle. Esse resumo parte da pesquisa realizada no PIBIC e intitulada: Um mapa para o alto sertão: A província dos Cariris Novos e a delimitação de um território no Brasil.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Augusto Rocha de Sousa, F., & Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi, A. (2021). JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR E O LIBERALISMO DOS TRÓPICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1426. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74549
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.