O TRABALHO DO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA: INVISIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS DAS IES PÚBLICAS DO CEARÁ
Resumen
Desde março de 2020, a pandemia da Covid-19 levou o processo de ensino a adaptações às medidas sanitárias. Houve a ascensão repentina do ensino remoto nas universidades. Isso forçou o professor a se ajustar, com capacitações, novas metodologias, tecnologias e trabalho extra nem sempre acordado previamente. A pergunta deste estudo foi: como as Instituições de Ensino Superior (IES) se posicionaram publicamente nas redes sociais sobre o trabalho do professor durante o período da pandemia da Covid-19? Delimitou-se a pesquisa entre março de 2020 e agosto de 2021, investigando postagens na rede social Instagram especificamente das IES públicas do estado do Ceará. O objetivo geral foi compreender como as IES se posicionaram publicamente na rede social sobre o trabalho do professor durante o período da pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos, buscou-se levantar as postagens públicas sobre o trabalho do professor; analisar em profundidade as interações realizadas nas postagens levantadas; e analisar a participação pública e não anônima dos próprios docentes nessas postagens. Os resultados verificados foram que, das seis IES observadas, apenas uma não manteve perfil do Instagram ativo durante o período. Todas as demais apenas informaram a comunidade sobre o combate à pandemia, sem qualquer valorização ao esforço do professor. A alusão a professores se deu apenas às suas conquistas acadêmicas pontuais e em datas comemorativas do calendário anual, de forma institucional. O trabalho concluiu que as IES estão percorrendo um perigoso caminho de normalização do trabalho extra de seus professores, como exploração legitimada. Isso pode acabar reforçando o imaginário de alunos, pais e responsáveis sobre uma falsas obrigações dos professores, como meros servis do processo capitalista. Essa pesquisa abre discussões futuras sobre como as IES prepararam seus professores para o contexto pandêmico da Covid-19 e de que forma veem seu trabalho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Gabriel Freitas de Oliveira, W., Mota Pereira, A., & Maria Gomes Menezes, K. (2021). O TRABALHO DO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA: INVISIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS DAS IES PÚBLICAS DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1539. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74662
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.