O TRABALHO DO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA: INVISIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS DAS IES PÚBLICAS DO CEARÁ

Autores/as

  • Wellington Gabriel Freitas de Oliveira
  • Amanda Mota Pereira
  • Kelly Maria Gomes Menezes

Resumen

Desde março de 2020, a pandemia da Covid-19 levou o processo de ensino a adaptações às medidas sanitárias. Houve a ascensão repentina do ensino remoto nas universidades. Isso forçou o professor a se ajustar, com capacitações, novas metodologias, tecnologias e trabalho extra nem sempre acordado previamente. A pergunta deste estudo foi: como as Instituições de Ensino Superior (IES) se posicionaram publicamente nas redes sociais sobre o trabalho do professor durante o período da pandemia da Covid-19? Delimitou-se a pesquisa entre março de 2020 e agosto de 2021, investigando postagens na rede social Instagram especificamente das IES públicas do estado do Ceará. O objetivo geral foi compreender como as IES se posicionaram publicamente na rede social sobre o trabalho do professor durante o período da pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos, buscou-se levantar as postagens públicas sobre o trabalho do professor; analisar em profundidade as interações realizadas nas postagens levantadas; e analisar a participação pública e não anônima dos próprios docentes nessas postagens. Os resultados verificados foram que, das seis IES observadas, apenas uma não manteve perfil do Instagram ativo durante o período. Todas as demais apenas informaram a comunidade sobre o combate à pandemia, sem qualquer valorização ao esforço do professor. A alusão a professores se deu apenas às suas conquistas acadêmicas pontuais e em datas comemorativas do calendário anual, de forma institucional. O trabalho concluiu que as IES estão percorrendo um perigoso caminho de normalização do trabalho extra de seus professores, como exploração legitimada. Isso pode acabar reforçando o imaginário de alunos, pais e responsáveis sobre uma falsas obrigações dos professores, como meros servis do processo capitalista. Essa pesquisa abre discussões futuras sobre como as IES prepararam seus professores para o contexto pandêmico da Covid-19 e de que forma veem seu trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Gabriel Freitas de Oliveira, W., Mota Pereira, A., & Maria Gomes Menezes, K. (2021). O TRABALHO DO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA: INVISIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS DAS IES PÚBLICAS DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1539. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74662

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica