POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM VIDAS NO CONTEXTO DE PRECARIEDADE SOCIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS NO INSTITUTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (IPREDE)
Resumen
O presente trabalho se deu a partir de um levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas no Instituto da Primeira Infância (IPREDE) nos cinco últimos anos (três dissertações e duas teses), desenvolvidas na linha de pesquisa Teorias e Práticas da Psicanálise do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFC, mudança traçada pelo contexto da pandemia. Assim, a pesquisa buscou elucidar, tendo como base uma investigação teórico-clínica, os possíveis efeitos subjetivos que podem advir da experiência de privação de alimento, experimentada a partir da condição de vulnerabilidade social, condição esta vivenciada pelas famílias que são atendidas na referida instituição. Visando atingir esse objetivo, foram destacados das referidas pesquisas aspectos que permitissem analisar as possíveis implicações da condição de precariedade social para o vínculo mãe-bebê, bem como que possibilitasse a reflexão acerca dos modos de cuidado presentes no campo da saúde materno-infantil em contexto de pobreza. Discorrer acerca de aspectos como desautorização subjetiva, denegação do sofrimento, e da dimensão do trauma se mostrou fundamental para compreender os possíveis efeitos da exclusão social para a constituição psíquica das crianças e para a díade mãe-bebê, apontando prováveis impasses no estabelecimento da demanda por parte da criança. Acerca do cuidado clínico, se mostra imprescindível a construção de modos de cuidado que promovam escuta e visibilidade a essa população, contribuindo para uma apropriação de sua condição de sujeito, de modo a romper com formas de silenciamento comumente dispensadas a crianças e mães em situações de pobreza e vulnerabilidades sociais e discursivas. A pesquisa foi realizada com apoio do PIBIC/CNPq.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Santos, V. de M., Magalhães Ratkievicius, K., & Patricia Holanda Martins, K. (2021). POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE MATERNO-INFANTIL EM VIDAS NO CONTEXTO DE PRECARIEDADE SOCIAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS NO INSTITUTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (IPREDE). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1616. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74739
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.