PRÁTICAS INFORMACIONAIS: LEVANTAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO ACERCA DO MODELO DE MARY ANN HARLAN
Resumen
A presente pesquisa dedicou-se a investigar o Modelo de Práticas Informacionais de Mary Ann Harlan, os seus elementos conceituais e a sua importância para a Ciência da Informação e seus Estudos de Usuários, levando em consideração a atual configuração tecnológica e informacional da sociedade. Teve como objetivos, além de realizar um levantamento bibliográfico em bases de dados da Ciência da Informação, apontar possíveis contribuições do modelo para o desenvolvimento da área, identificar suas relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento e elaborar um mapa conceitual que auxilie as pesquisas empíricas acerca da temática. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica associada a procedimentos como de leitura de reconhecimento, onde são identificadas as fontes referentes à temática; leitura exploratória, a fim de selecionar as fontes mais relevantes; e leitura crítica e interpretativa, destinada ao ordenamento das informações obtidas de modo a responder às questões formuladas. Obteve resultados satisfatórios, pois constatou a significativa contribuição do modelo para o desenvolvimento da Ciência da Informação no contexto informacional atual; identificou as suas relações interdisciplinares com outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, como Sociologia, Filosofia, Antropologia e Estudos Culturais; e elaborou um mapa conceitual que pode auxiliar na melhor compreensão do modelo. Por fim, ao demonstrar uma melhor definição do quadro conceitual que envolve as práticas informacionais abordadas pelo Modelo de Harlan, a pesquisa explicitou o seu potencial como abordagem teórico-metodológica, ainda pouco explorada no Brasil, aos pesquisadores interessados em investigar as práticas informacionais que envolvem os participantes ou usuários de comunidades digitais. Por fim, agradece-se ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) pelo apoio e financiamento desta pesquisa.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Helry Barbosa de Sena, H., & Veras Nunes, J. (2021). PRÁTICAS INFORMACIONAIS: LEVANTAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO ACERCA DO MODELO DE MARY ANN HARLAN. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1629. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74752
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
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