PRODUÇÃO DE UM JOGO PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DAS LEIS DA GESTALT
Resumen
A pandemia do Sars-CoV-2, foi um grande empecilho na condução das dinâmicas de grupo desenvolvidas em sala de aula durante a disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais. Assim, foi necessário repensar as metodologias que seriam aplicadas na disciplina para que fosse possível cativar e instigar a curiosidade e interesse dos alunos. Portanto, o grupo de alunos de projeto integrado 1 do curso de sistemas e mídias digitais iniciou o desenvolvimento de um sistema web, que focasse em transmitir um conteúdo da disciplina de forma lúdica e interativa através de mini games pedagógicos. O jogo acompanha a narrativa desenvolvida para a disciplina, baseada em RPGs, que conta sobre os reinos da cognição, entre eles existe o reino correspondente a teoria da Gestalt, o reino de pragnanz, que é onde o jogo é ambientado. O jogo tem um foco nas leis da Gestalt, abordando alguns conceitos de cada lei em cada um dos seus três mini games que desafiam o jogador a resolver os “puzzles” o mais rápido possível para ser condecorado no ranking de melhores tempos, onde os alunos com melhores tempos alcançam o topo da tabela. Apesar de ser pensado para ser usado no contexto da disciplina de Cognição e tecnologias digitais, a aplicação também pode ser aproveitada por usuários fora desse contexto que desejam se divertir e por consequência aprender alguns conceitos das leis da Gestalt. A equipe é absolutamente grata aos professores da disciplina que acreditaram no projeto e deram o maior suporte para a realização dele, tirando as duvidas e dando feedbacks para a melhor execução possível.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Lucas Freitas Lima, A., Leite de Sousa, W., Mourão das Neves, I., Patrick Saraiva da Silva, M., Aires de Castro Filho, J., & Santiago Freire, R. (2021). PRODUÇÃO DE UM JOGO PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DAS LEIS DA GESTALT. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1650. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74773
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.