QUALIDADE DA CASCA DOS OVOS DE POEDEIRAS ALIMENTADAS COM EXTRATO ETANÓLICO DOS RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DA ACEROLA
Resumen
Objetivou-se avaliar os efeitos da utilização do extrato etanólico obtido do resíduo do processamento da acerola (EEAC) na ração sobre a qualidade da casca dos ovos de poedeiras comerciais. Foram utilizadas 196 poedeiras da linhagem Lohmann LSL LITE, com 30 semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições de oito aves cada. Os tratamentos consistiram em uma ração controle negativo (sem adição de antioxidante); ração controle positivo (com antioxidante sintético BHT, 20 mg/kg); e duas rações contendo extrato etanólico da acerola (2000 e 3000mg/kg). As variáveis de qualidade da casca avaliadas foram: densidade específica (g/cm3), percentagem de casca (%), espessura da casca (mm). O experimento teve a duração de 126 dias e uma vez por semana foi realizada a avaliação das variáveis, sendo selecionados 3 ovos de cada parcela. Os dados foram submetidos à análise de variância e, para comparação das médias dos tratamentos foi utilizado o teste SNK (5%). Conforme os resultados não houve efeito significativo dos tratamentos sobre a densidade específica (1,090; 1,090; 1,090; 1,089 g/cm3), percentagem de casca (10,10; 10,06; 10,03; 10,00%) e espessura da casca (0,42; 0,42; 0,42; 0,42mm). Conclui-se que a adição do extrato etanólico do resíduo do processamento da acerola na dose de até 3.000 mg por kg de ração não tem influencia sobre a qualidade da casca.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Miguel de Oliveira Alves, A., Nágila Cordeiro, C., & Rodrigues Freitas, E. (2021). QUALIDADE DA CASCA DOS OVOS DE POEDEIRAS ALIMENTADAS COM EXTRATO ETANÓLICO DOS RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DA ACEROLA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1671. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74794
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.