REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TRITERPENOS LANOSTANOS
Resumen
A busca experimental por moléculas ativas contra células tumorais a partir de derivados do pisosterol, um triterpeno lanostano, foi suspensa em virtude da pandemia do Covid-19. Assim, decidiu-se realizar um levantamento bibliográfico amplo sobre os triterpenos da classe dos lanostanos, uma vez que o pisosterol pertence a essa classe de metabólitos secundários. Esses triterpenos são substâncias bastante comuns em fungos e organismos marinhos, mas que também ocorrem em plantas superiores. São divididos em dois tipos: lanostanos intactos e seco-lanostanos. Estruturalmente, são caracterizados pela presença de um grupo carbonila ou hidroxila na posição C-3, ligações duplas em C-8(9) e C-9(11) e uma cadeia lateral, podendo ser um anel lactônico. O levantamento bibliográfico foi realizado na base de dados Scifinder web (CAS Chemical Abstracts Service), disponibilizada pela CAPES, usando a palavra-chave lanostane, e sem restrição de período. Como resultado, foram identificadas 1.330 referências, sendo 19% delas relacionadas a trabalhos com fungos do gênero Ganoderma. Os dados foram organizados com ênfase nas estruturas e nomes das substâncias, fontes e atividades biológicas. Foram encontrados 1129 triterpenos lanostanos, dos quais 269 apresentaram algum tipo de atividade, como anti-inflamatória, antinociceptiva, hepatoprotetora, efeito sedativo, antioxidante, antialérgica, antiangiogênica, antimicrobiana e alta seletividade anticancerígena. A análise e discussão crítica dos dados serão publicados em um artigo de revisão sobre essa classe de produtos naturais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Sabrina Castro da Mata, M., Queiroz, P. de S., Letícia de Castro e Silva, Y., Lucas Barbosa de Assis, F., & Ferreira De Oliveira, M. da C. (2021). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TRITERPENOS LANOSTANOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1721. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74844
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.