A BNCC E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Resumen
O objetivo deste estudo é apresentar uma visão geral das pesquisas que abordam as competências digitais no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O referido documento aponta habilidades, competências e informações primordiais que irão inspirar a reestruturação dos currículos de escolas da educação básica, acarretando modificações na criação de conteúdos avaliativos no ensino de matemática e na formação de professores. Com base no que foi exposto, emprega-se a abordagem qualitativa de caráter exploratório para guiar este estudo bibliográfico a partir de literaturas publicadas em duas bases de dados, a Scientific Electronic Library Online - SciELO e o Google Acadêmico, como também em documentos oficiais que norteiam a educação. De acordo com as análises das pesquisas, os resultados apontam que na BNCC o uso das tecnologias aparece de maneira transversal em todas as áreas do conhecimento. As Competências digitais têm a capacidade de aprimoramento e desmistificação das atividades matemáticas, até então consideradas complexas, despertando no aluno uma capacidade de resolução de problemas. As pesquisas apontam ainda, críticas relacionadas às competências digitais que são impostas aos professores, as quais devem ser desenvolvidas em suas aulas, mas consta-se ausência de uma formação docente com mais ênfase nessas competências. Portanto, conclui-se que é necessário a implementação de novas políticas públicas educacionais para formação docente no âmbito das competências digitais.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Pires Barreto de Souza Vasconcelos, S., Nascimento de Menezes, E., Carvalho Brandão, J., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). A BNCC E AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1882. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75005
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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