A CONSTRUÇÃO DE UM VOCABULÁRIO CONTROLADO COMO PARTE DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE BUSCA EM UM APLICATIVO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Raquel Ellen Simoes Ferreira
  • Paula Pinheiro da Nóbrega
  • Andréa Soares Rocha da Silva
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumen

Com a evolução das tecnologias e a partir do advento da internet, a educação passou a dispor de múltiplas opções para incrementar os conteúdos de aulas. E, hoje, existem os chamados recursos educativos digitais (RED), podendo ser de acesso aberto desde que tenham domínio público ou estejam sob licenças que permitam seu uso. Como exemplos: podcasts, vídeos, áudios, infográficos, jogos, entre outros. Por muitos deles serem lúdicos, a aprendizagem torna-se mais atrativa. Pensando nisso e devido, principalmente, à questão de auxiliar docentes e discentes a terem materiais que deem apoio às suas atividades no ensino emergencial, o Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) da Universidade Federal do Ceará idealizou um site que servirá de repositório para RED sobre Educação a Distância (EaD) e, paralelamente, criou o aplicativo LEADi como instrumento para propiciar o acesso a esses recursos. O cadastro dos RED é feito por metadados, inclusive o das palavras-chave, que ocupam papel essencial para a busca e a recuperação da informação no LEADi. Emergiu, então, a necessidade de se produzir um vocabulário controlado para definir tais palavras. Para tanto, adotou-se como metodologia, inicialmente, leituras de textos em e-books e artigos para extração de descritores utilizados por especialistas da área de EaD. Em seguida, foram agrupados em seis macrocategorias principais, subdividindo-os de forma lógico-hierárquica. A construção e a organização dessa cadeia de conceitos tiveram o auxílio do software TemaTres, gerenciador de vocabulários controlados. A ferramenta permitiu a esquematização visual dos termos inseridos, possibilitando à equipe responsável um melhor planejamento léxico-semântico acerca das demandas terminológicas da área temática (EaD) do aplicativo. Assim, facilitou o processo de seleção dos descritores do vocabulário controlado, que servirão como base no estabelecimento das demais técnicas de estratégia de busca a serem implantadas no aplicativo.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Ellen Simoes Ferreira, R., Pinheiro da Nóbrega, P., Soares Rocha da Silva, A., & Soares Rocha da Silva, A. (2021). A CONSTRUÇÃO DE UM VOCABULÁRIO CONTROLADO COMO PARTE DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE BUSCA EM UM APLICATIVO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1887. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75010

Número

Sección

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação